Correio Popular Notícia



Empresas aderem a campanha ?Passos que Salvam?

Data da notícia: 29/10/2013
Foto:

(Josias Brito) Diversas empresas, órgãos governamentais e voluntários já aderiram a campanha ?Passos que Salvam?, em Ji-Paraná. O município é uns dos apoiadores da campanha, que vem sendo realizada no Estado de Rondônia. A campanha é realizada pelo Hospital de Câncer de Barreto em companhia de o GAPC (Grupo de Apoio aos Portadores de Câncer) coordenado, pela vereadora Silvia Cristina e os coordenadores da região.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20131029-151.jpg[/IMG] Silvia Cristina faz um convite especial à população para mobilização e realização da caminhada ?Passos que Salvam? que acontecerá no dia 24 de novembro. O movimento tem como objetivo de despertar e conscientizar toda a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer em crianças e jovens. Segundo a coordenadora, para adquirir os kits, as pessoas poderão procurar as lojas Boticário, 3 Irmãos, Casa da Sogra, Latreire, as agências dos Correios e os voluntários do próprio grupo. ?Os kits contendo camiseta, bonés e cadarços estão saindo no valor de R$ 25,00?, lembrou, dizendo que todo o dinheiro arrecadado na venda dos kits será para o Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo e ajudar no Barretinho, em Porto Velho.
A campanha busca a promoção de incentivos ao projeto do Hospital Infanto Juvenil de Barretos, que tem procurado melhorar seus atendimentos, despertando e conscientizando toda a população para a importância do diagnóstico precoce e o combate do câncer em crianças e jovens.
Segundo a assistente social e coordenadora do Departamento de Captação de Sangue e de Medula Óssea do Hospital do Câncer de Barretos, Naima Khatib, a caminhada pretende mobilizar todos os segmentos da sociedade. Toda a arrecadação da venda dos kits será destinada ao Hospital de Câncer Infanto juvenil de Barretos que leva o nome do ex-presidente Lula. A campanha do ano passado contou com participação de 20 cidades e para este ano serão 70 cidade e cinco estados. ?Contamos com a participação de todos pois, este projeto faz parte da realização de um sonho que continua oferecendo uma medicina oncológica pediátrica diferenciada, num ambiente repleto de amor e de cuidado?, disse Naima.
ESTATÍSTICA ? Conforme as estatísticas do HCB, metade das crianças consegue a cura naquela instituição. Entretanto, se esse diagnóstico for realizado precocemente, o índice de cura pode subir para 90% ou 95%, a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos. No ano passado, 22 cidades participaram da caminhada (sendo 20 do Estado de São Paulo e duas de Rondônia). Este ano, até o momento, já aderiram mais de 50 no estado paulista, em torno de 10 em Minas Gerais, 15 em Rondônia e uma no Mato Grosso. A expectativa é conseguir mais adesões até a realização do projeto. Toda cidade participante poderá enviar ao Hospital de Câncer, médicos e agentes de saúde para serem capacitados dentro desta campanha. Também serão distribuídos folders à população explicando os sintomas e sinais que podem ser observados para detectar a doença.
O câncer apresenta alguns sinais e sintomas e, por isso, pais, professores, familiares e médicos devem ficam atentos para enviar as crianças mais cedo para tratamento, possibilitando a elas uma vida-longa e normal. Às vezes, sintomas simples (como febre, enxaqueca e mancha na pele que não vai embora, uma pinta que cresce) são sinais que precisam ser investigados. Quando o diagnostico é feito precocemente, a chance de cura das crianças é de 95%.
Silvia Cristina lembra que esse tipo de trabalho já é feito com os adultos, mas que agora o projeto se estende para a cura das crianças. ?Precisamos que todos estejam envolvidos nesta campanha para salvar a vida das crianças, pois o câncer não tem idade?, frisa.
A campanha é mais um ato de solidariedade que é realizado em favor do município e do Brasil, pois a intenção é garantir que as crianças tenham, cada vez mais, condições de cura. ?É uma garantia de poder ofertar um serviço para as crianças possibilitando que elas tenham um índice de cura elevado e com menos sequelas possíveis. Por isso, é fundamental o envolvimento e mobilização de todo o município nesta caminhada. Ji-Paraná está de mãos dadas com o HCB para que a gente tenha o melhor serviço sempre?, completou.
CÂNCER INFANTO JUVENIL ? Hoje no Brasil, o câncer já é a 2ª principal causa de morte para crianças e jovens na faixa etária entre cinco e 19 anos. Segundo a literatura especializada, cerca de 70% dos casos de câncer infanto juvenil podem ser curados, desde que recebam diagnóstico precoce e preciso, bem como tratamento adequado atendendo aos protocolos cientificamente testados. Estima-se que mais de 50% dos pacientes chegam aos centros especializados de tratamento com a doença muito avançada e, portanto, com menos possibilidade de cura. A construção do Hospital de Câncer Infanto juvenil foi realizada inteiramente através de doações. Foram R$ 20 milhões obtidos através de duas edições da campanha televisiva Direito de Viver (da Rede TV!), campanha dos cofrinhos e por outras doações de toda sociedade. A organização conta com a ajuda de todos e a presença da populaça nesta caminhada.

Fonte:






Noticia vista 1594 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.